17.6 C
São Paulo
Quinta-feira, 19 Setembro, 2024

4 tendências e obstáculos do transporte público no país

Deve Ler

Sabemos dos inúmeros problemas enfrentados pelas cidades do Brasil em relação a transporte público e mobilidade urbana. Porém, esse assunto deve ser sempre discutido visando melhorar a qualidade dos serviços prestados e os impactos que os transportes geram no meio ambiente e na sociedade.

Algumas tendências e recursos tecnológicos tem chegado e estão cada vez mais em alta, até porque, até a forma de nos locomovermos tem passado por transformações. Dentre essas tendencias, impossível não citar o BRT, que tem ganhado destaque e protagonismo nas cidades, por oferecer uma série de benefícios sustentáveis e econômicos.

Além dessa, outros recursos também estão chegando para ficar e, diante de um cenário com cada vez mais tecnologia, é preciso estar por dentro de todas as tendências e obstáculos do transporte publico no país. Confira!

1 – Investimento em BRT

Uma tendência em crescimento que tem sido aderido por cada vez mais cidades no país é o sistema de BRT. Esse modelo é composto por veículos maiores e faixas dedicadas apenas para ele nas ruas e avenidas. Além disso, o sistema de pagamentos é realizado fora dos ônibus, trazendo mais agilidade para os passageiros e funcionários do sistema.

A expansão rápida desse sistema não é atoa, pois os custos para implementação são considerados baixos quando comparado aos benefícios que o BRT traz para as cidades com sua rápida implementação e grande eficiência em prol do meio ambiente.

Quem tem ganhado destaque com esse assunto é a cidade do Rio de Janeiro, que está ampliando sua frota de BRTs até o final de 2023, com ônibus fornecidos pela Guanabara Diesel, empresa de Jacob Barata Filho.

2 – Inclusão de modais

A inclusão de modais de transporte também é uma forte tendência, principalmente nas grandes cidades. A utilização de transportes ferroviários em conjunto com transportes rodoviários, formando um sistema único de transporte público, traz grandes benefícios para o público que consegue fazer maiores percursos gastando menos tempo e dinheiro.

Para o deslocamento de cargas, devido a políticas públicas e facilidade de transportação, o meio rodoviário ainda é o mais utilizado. No entanto, a tendência é que novos modais sejam incluídos para esse fim, visando mais economia, segurança e facilidade logística.

3 – Transporte comum

Visando mais economia e segurança, o transporte coletivo comum também tem sido mais procurado pelos passageiros. Investimentos em tecnologia tem sido cada vez mais explorados visando melhorar o serviço prestado, trazendo mais flexibilidade para os passageiros, com implementação de métodos ágeis de pagamento e conectividade dentre os usuários.

Além disso, utilizar transportes coletivos faz bem para o meio ambiente, pois, com menos carros nas ruas, os impactos ambientais diminuem muito para a circulação de pessoas no dia a dia.

4 – Veículos elétricos e transporte autônomo

Um sistema inovador no universo dos transportes são os veículos elétricos e transportes autônomos. Os carros elétricos possuem uma forma de abastecimento que dispensa o uso de combustíveis fósseis. Já os transporte autônomos englobam diversos modelos que contam com a tecnologia e, muitos, ajudam ou até substituem o trabalho dos motoristas.

Essa modalidade desperta o interesse cada vez mais da população mais jovem e, apesar de muitos recursos nesse sentido já serem oferecidos hoje, ainda há muito o que explorar dentro dessa modalidade.

A mobilidade urbana auxilia diretamente na redução da poluição e no desenvolvimento sustentável de qualquer nação. Por conta disso, todas as tendências promissoras para trazer melhorias e bons impactos para o dia a dia das pessoas, devem ser considerados e estudados, trazendo novas possibilidades e melhorias contínuas para o setor. 

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Últimas Notícias