O cenário do empreendedorismo brasileiro conta com grandes nomes de inspiração e é importante conhecer a trajetória de sucesso de cada personalidade.
Conferir a história e dificuldades de grandes empresários pode ser motivador para quem visa realizar sonhos corporativos e consolidar uma carreira nesse meio.
Além disso, auxilia também na geração de novas percepções sobre o mercado, com lições valiosas sobre como ser um empreendedor de sucesso.
O que é empreendedorismo?
Empreendedorismo é o processo de criar e desenvolver um novo negócio ou projeto visando gerar valor econômico ou social.
O responsável que deseja alcançar esse posto identifica uma oportunidade, reúne recursos e assume os riscos.
Na prática, os empreendedores, muitas vezes, buscam soluções inovadoras para problemas que identificam no seu cotidiano.
Além disso, o empreendedorismo pode assumir diferentes formas e ser aplicado em diversos setores, sendo importante para o crescimento econômico e inovação.
A importância do empreendedorismo para a economia
O empreendedorismo é de suma importância para a economia, pois os novos negócios geram empregos, aumentam a produção e estimulam o crescimento nacional.
Além disso, esses projetos frequentemente introduzem novos produtos, serviços e tecnologias para o mercado, atendendo demandas e contribuindo para a competitividade e inovação.
Os empreendedores também ajudam a diversificar a economia, reduzindo a dependência de setores específicos e fomentando a colaboração entre empresas, com troca de ideias e conhecimentos.
5 empresários para se inspirar
Para se inspirar, conheça 5 nomes do empreendedorismo brasileiro e veja porque eles se consolidaram no mercado e na história:
1. Jorge Paulo Lemann
Jorge Paulo Lemann é fundador da Ambev e sócio da 3G Capital, investidora em grandes empresas como Burger King e Heinz.
Além de economista, também teve uma curta carreira como jogador de tênis, e consolidou sua carreira como investidor. Seu império foi construído com ideias inovadoras inspiradas em grandes bancos internacionais, que posicionam o empresário como destaque no Brasil.
2. Ronald Levinsohn
Ronald Levinsohn foi um grande empresário e filantropo brasileiro, atuando nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, além de ter sido fornecedor de contribuições expressivas para toda a sociedade.
Formado em finanças, era especialista em investimentos e no setor imobiliário. Também criou a UniverCidade, no Rio de Janeiro, um dos principais polos acadêmicos do País nos anos 2000.
Além de empresas presentes em vários segmentos, também foi responsável por desenvolver projetos sociais que geram impactos até os dias atuais.
3. Luiza Helena Trajano
Luiza Trajano é a atual presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, uma das maiores redes de varejo do Brasil.
Ela é um exemplo de empreendedorismo feminino, liderando as empresas da família e sempre trazendo inovações que posicionaram a marca entre as principais do país.
4. Abilio Diniz
Vale mencionar a carreira de Abilio Diniz no empreendedorismo, uma vez que ele foi o fundador da rede de supermercados Pão de Açúcar.
Atualmente, ele também é sócio e presidente do Conselho de Administração da Península Participações, empresa de investimentos formada por três grandes áreas de negócios: investimentos diretos, investimentos estratégicos e mercados.
5. Guilherme Benchimol
Guilherme Benchimol é o fundador da XP Investimentos, uma das maiores corretoras de investimento do Brasil, com diversas filiais e produtos disponíveis.
Ele inovou o mercado com propostas digitais e modernas, que transformaram o segmento e consolidaram a marca entre as principais da atualidade no país.
Embora muitos tenham receio, é possível construir uma jornada de sucesso no empreendedorismo, seguindo as histórias de grandes personalidades brasileiras.
Além disso, é importante se inspirar em lições, como: prezar pela inovação, tecnologia e criatividade, mas sem abrir mão do desenvolvimento sustentável e do impacto social.