15.6 C
São Paulo
Domingo, 10 Novembro, 2024

Como é a produção de soja no Brasil?

Deve Ler

A produção de soja no Brasil coloca o país no ranking dos maiores produtores do mundo. Mas, você sabe como ela funciona? 

No post de hoje, vamos explicar o que é a soja, como funciona sua produção em solo brasileiro e o que fez o país se destacar no setor. Confira! 

O que é soja? 

A soja (feijão-soja ou feijão-chinês) é um grão de elevado índice protéico, da mesma família da ervilha e da lentilha.

Cultivada pela primeira vez na região Nordeste da China, a soja é utilizada há mais de cinco mil anos para alimentar a população no mundo. 

O Brasil é um grande produtor de soja!

Estima-se que a primeira menção à soja em documentos brasileiros seja de 1882. As chamadas cultivares de soja (espécies modificadas) para consumo chegaram por volta de 1908, junto com os imigrantes japoneses. 

Mas foi apenas quatro anos mais tarde que a cultura do grão teve início, na região de Santa Rosa, Rio Grande do Sul. 

Já na década de 1970, o país viu a produção de soja se expandir muito.

Alguns produtos derivados da soja e muito conhecidos dos brasileiros são o óleo de soja, o leite à base do grão, o biodiesel e alguns tipos de cosméticos, medicamentos, resinas e tintas. 

O farelo da soja também é amplamente utilizado para alimentar animais, sendo um importante aliado da agropecuária brasileira.  

Entre os principais produtores de soja do mundo estão os Estados Unidos, China, Índia e o Brasil

Confira a seguir como funciona a produção de soja em solo brasileiro!

Como é realizada a produção de soja no Brasil?

O Brasil é o maior produtor de soja do mundo! Ele ocupa o primeiro lugar no ranking dos maiores produtores do grão no mundo desde 2020, quando a produção de soja atingiu a marca de 126 milhões de toneladas

A cultura do grão é a principal do país e ele é uma importante fonte de renda para os produtores rurais. 

Os métodos para a produção de soja no Brasil são bastante diversificados e incluem desde plantio direto até fixação biológica de nitrogênio. Mas, atualmente, a primeira ocupa mais de 90% das regiões destinadas à produção do grão.

Muitas das técnicas utilizadas para a produção da oleaginosa são pensadas para reduzir o impacto ambiental e a emissão de gases que causam o efeito estufa. 

Além disso, o Brasil desenvolve tecnologias específicas para suportar a produção de soja, o que contribui para a preservação de áreas florestais, apesar do crescimento do cultivo. 

As Exportações de Soja no Brasil

O grão é também o produto mais exportado pelo país. A China é a principal compradora de soja do Brasil, tendo comprado cerca de 60.601 milhões de toneladas da oleaginosa em 2020. 

A Holanda e a Espanha seguem o país asiático no ranking. A primeira comprou 3.25 milhões de toneladas e a segunda, 2.819 milhões no mesmo período. 

Ainda em 2020, as exportações de soja no Brasil totalizaram 82.979 milhões de toneladas, colocando o país no primeiro lugar dos exportadores mundiais de soja, com domínio de, aproximadamente, 50% do comércio do grão. 

Como o Brasil se tornou destaque na produção? 

Desde a metade da década de 1970, o Brasil passou a investir em tecnologia para o cultivo de soja em solo nacional. Assim, a produção da oleaginosa passou de 1.5 milhões de toneladas para mais de 15 milhões em apenas 9 anos, muito por conta dos incentivos da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), criada em 1975. 

Os investimentos na produção de soja no Brasil impactaram o setor a nível mundial, principalmente, a partir de 1990, com a queda de preços do grão.

Maiores produtores de soja do Brasil

Hoje, o estado do Mato Grosso é o principal produtor de soja do país, sendo responsável pela produção de, mais ou menos, 35 milhões de toneladas por safra. Juntos, a região Centro-Oeste e o Sul são responsáveis por cerca de 70% da produção de soja no país. 

Mas, com a criação de cultivares adaptadas ao clima quente, o Nordeste também conta com referências importantes para o cultivo do grão. Entre as principais produtoras brasileiras de soja, destaca-se a Fazendo Estrondo, na região Oeste da Bahia

A produção de soja no Brasil cresce a cada ano. O país se tornou uma grande referência no cultivo da soja e a tendência é que continue entre as primeiras posições do ranking de produtores e exportadores do grão.

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Últimas Notícias