Situação Atual do Transporte Público no Brasil
O transporte público no Brasil atende a milhões de passageiros diariamente, principalmente nas grandes cidades e suas regiões metropolitanas. Por outro lado, também é um dos maiores alvos de reclamação em relação à qualidade dos serviços prestados. É necessário avaliar diversos pontos para entender o motivo do desagrado dos usuários, mas também, acima disso, oferecer soluções viáveis para contornar o problema.
O metrô faz parte das reclamações dos passageiros, no entanto, não está presente em todas as cidades. Já os modelos de ônibus chegam a muito mais localidades, portanto, recebem mais reclamações, principalmente em relação aos valores da tarifa e à conservação dos veículos.
Como Melhorar o Transporte Público?
Não há como discordar das reclamações dos passageiros que ficam por horas dentro de ônibus, trens ou metrôs lotados a caminho de seus afazeres e compromissos diários ou daqueles que passam mais tempo do que o necessário nos pontos de ônibus por conta das frotas insuficientes. Porém, o problema do transporte público tem outras raízes que precisam ser debatidas para que assim, as dificuldades sejam sanadas.
A lista de problemas é bem extensa: desde a situação dos meios de transporte, até a falta de veículos para certas localidades. O que é consenso geral, refere-se à indignação e à insatisfação das pessoas com o transporte público.
No entanto, é preciso pontuar que o caos que muitas vezes se instaura no transporte público é apenas reflexo de como a cidade está. Ninguém acha agradável que em dias de calor insuportável, as pessoas tenham que passar duas horas dentro de um ônibus lotado a caminho do trabalho. Mas o que causa o trânsito? O excesso de veículos. O que causa o excesso de veículos? Em muitos casos, carros que poderiam transportar cinco passageiros, apenas levando o motorista.
E qual a solução para tamanho impasse? Em se tratando do transporte público de cidades da dimensão de São Paulo ou Rio de Janeiro, nada é simples. Porém, alguns investimentos e incentivos, com toda certeza poderiam desafogar as ruas e rodovias das grandes cidades. Por exemplo: não seria melhor se pessoas que moram próximas ao trabalho se locomovessem de bicicleta?
A resposta é clara. No entanto, não há ciclovias o suficiente para atender a essa demanda e, muitas vezes, as que já existem não estão com a manutenção em dia.
Então, investir na construção de ciclovias e na manutenção daquelas que a cidade já possui, é um passo à frente.
Até mesmo as calçadas que poderiam facilitar a vida de quem pode se locomover a pé ou de patinete, não estão no melhor estado. Desse modo, quem pode utilizar seu veículo particular para andar pelas cidades o faz e o resultado é o trânsito carregado.
Além do trânsito, o crescimento não planejado das cidades é um problema para o transporte público. Isso porque não há veículos o suficiente para atender a toda a população, pois a frota não consegue acompanhar o ritmo das cidades.
Entender como funciona e ter especialistas do ramo de transporte mais acessíveis para esclarecer a gestão do transporte público, e suas parcerias com instituições privadas, pode ajudar a enxergar a amplitude da situação.
4 Passos para Melhorar o Transporte Coletivo
A seguir listamos 4 passos essenciais para melhorar o transporte coletivo e tornar a experiência mais agradável — e também funcional — a todos que utilizam o recurso. Porém, é importante destacar que em todos os modelos é preciso gente que entenda do assunto, como o empresário Jacob Barata Filho e outros, conduzindo o processo.
Revisão do modelo de concessão
É preciso repensar os modelos de concessão atuais, isso porque as tarifas, que não são as mais baratas, são pagas pelo trabalhador, inclusive as taxas de isenção vêm embutidas nesse valor. O ideal seria que o poder público tirasse essa carga das costas dos trabalhadores e definisse de onde viria o dinheiro para quitar as tarifas de quem é isento.
Além disso, os modelos atuais não são atrativos para que haja um investimento na qualidade do transporte. É preciso se espelhar em países e cidades que fizeram acontecer.
Infraestrutura
Para que o transporte público seja mais eficiente é necessário que os investimentos sejam focados nele. Seja na criação de mais linhas de trens e metrô, no maior número de ônibus nas ruas ou na competitividade com os transportes particulares. As pessoas precisam querer deixar os carros em casa e usar o transporte público por ser mais vantajoso. Mas para isso, a cidade deve trabalhar em conjunto, as ruas e pontos de ônibus precisam estar em bom estado e para quem optar pelas bicicletas, as ciclovias devem atender à demanda.
Era digital
O setor de transportes deve aderir às transformações digitais urgentemente, o mundo atual é digital e o futuro será ainda mais. A tecnologia deve ser usada a favor dos cidadãos em casos como esse, pois a inovação — e história do ônibus deixa isso claro — é a chave para a solução de problemas em diversos âmbitos. Através dos meios digitais, é possível criar parcerias e mudar a visão de uma empresa.
Inovação
Ao incluir as vantagens da tecnologia nos modelos atuais de negócio, setores que já eram considerados ultrapassados ganham cara e vida novas, então por que não investir em um novo modelo de negócio? Empresas de táxi alternativas vêm ganhando mercado, seguir exemplos de sucesso é o que move o mundo. Um bom exemplo seria ampliar as formas de pagamento ou a forma de atendimento, os passageiros ganham tempo e as empresas economizam recursos.
A mudança e as soluções para o transporte público já estão disponíveis e visíveis em outros países, é preciso dar os primeiros passos para que as cidades brasileiras sofram menos com esse tipo de dificuldade. Entender onde estamos e onde queremos chegar, além de contar com o conhecimento de quem está no ramo há muito tempo, como os Pioneiros do Transporte, já é um começo.