19.4 C
São Paulo
Sexta-feira, 22 Novembro, 2024

5 Lugares incríveis para conhecer na Mongólia!

Deve Ler

Confira os 5 melhores locais para conhecer na Mongólia! 

Já pensou em conhecer um lugar totalmente diferente daquilo a que estamos acostumados e ter experiências únicas? Se a sua resposta for positiva, você precisa considerar o turismo na Mongólia.

Esse país enorme, localizado na Ásia Central entre a Rússia e a China possui uma riqueza cultural muito interessante que todo viajante mais aventureiro precisa conhecer. 

Em suma, sua população de 3,3 milhões de habitantes vive na capital Ulan Bator (ou Ulaan Baatar) na grande maioria, mas ainda assim vale a pena explorar o interior para descobrir mais!

Como é o turismo na Mongólia?

A Mongólia é um destino que nem sempre está no radar dos turistas. Com uma história rica que vem desde o Império Mongol (século XIII), esse país passou por dominação chinesa e, durante o século XX, pertenceu à União Soviética.

Esse histórico não fez com que os habitantes locais deixassem de falar o idioma tradicional, o mongol (chamado de khalkha-mongol na língua local), porém seu alfabeto tradicional foi substituído pelo cirílio por conta da influência russa.

Sobre a cultura e a população, mais de um terço dos mongóis vivem na capital, que é a única cidade grande do país. Além disso, cerca de um quarto da população vive de forma nômade ou seminômade.

Em relação ao turismo na Mongólia, Cláudia Vieira Levinsohn, que fez uma viagem para o país asiático, destaca que você pode visitar comunidades dos povos que mantêm a cultura tradicional de viver em yurts ou gers. Além disso, na capital existem museus e templos que permitem se integrar à cultura local.

5 lugares imperdíveis de conhecer na Mongólia! 

Em sua visita pela Mongólia, Claudia passou alguns dias explorando a cultura da capital e, depois, rumou para o interior para conhecer mais a fundo as tradições locais. Num roteiro que pode ter até duas semanas de duração, Claudia Vieira Levinsohn cita 5 pontos turísticos imperdíveis para quem visita o país. Confira quais são eles:

1 – Mosteiro Budista Gandantegchleng

Destino imperdível para quem passa pela capital Ulan Bator, o mosteiro é a residência de mais de 150 monges e permite visitas diárias para quem quer conhecer mais da religião e cultura budista.

Restaurado a partir de 1990, quando a Mongólia saiu da União Soviética, esse templo abriga diversas estátuas do budismo tibetano clássico e pode ser um momento de relaxamento no meio da viagem.

2 – Museu de Bogd Khaan

Localizado a cerca de 4km de distância do mosteiro budista, esse museu foi construído no final do século XIX (entre 1893 e 1903) e ficou conhecido como Palácio de Inverno.

Ele abrigou o último rei mongol e o oitavo Buda da Mongólia, sendo que, na sua origem, era um complexo com vários museus e locais de morada de pessoas importantes para o país.

Durante a ocupação soviética parte da cultura e do complexo foi destruída, no entanto, o palácio principal se manteve intacto, preservando parte importante da história da Mongólia.

3 – Parque Nacional de Gobi Gurvan Saikhan

Estabelecido como parque nacional mongol desde 1993 ele está localizado dentro do Deserto de Gobi (que será mencionado daqui a pouco) e serve de casa para milhares de mongóis que ainda são nômades e vivem da atividade pastoreia.

Além disso, no território preservado é possível encontrar animais como a ovelha argali, o íbex siberiano e o leopardo da neve. 

Por se tratar de uma região desértica e com vida selvagem ativa, não é recomendado que os turistas façam visitas por conta própria.

4 – Colina Tsonjin Boldog

Às margens do Rio Tuul, essa colina é um ponto turístico que não pode ficar de fora de uma visita à Mongólia pois abriga uma estátua de 40 metros de altura de Genghis Khan. Este foi o líder mais importante do Império Mongol e viveu durante o século XIII.

Você pode acessar o interior da estátua por meio de um elevador e, assim, ter uma visão do vale do rio que se estende à frente.

5 – Deserto de Gobi

Um dos maiores desertos do mundo não pode ficar de fora de sua viagem para a Mongólia!

Localizado no sul do país e ocupando, inclusive, parte da China, esse deserto por si só já é uma grande atração turística.

Como já comentado antes, não é recomendável fazer a visita por conta própria, pois as estradas não são mapeadas. No entanto, na capital você consegue contratar um guia turístico particular ou sair em um grupo de viagem que faz diferentes expedições.

A Mongólia não é a primeira opção turística de muita gente que saí para explorar o mundo. Mas, por que não aproveitar para conhecer esse território com cultura e natureza exótica?

Em síntese, para chegar lá você pode ir até Moscou partir de avião ou até mesmo de trem até a capital mongol. 

Além disso, o país tem temperaturas bastante extremas ao longo do ano, portanto, evite fazer a visita nos meses de inverno, de novembro a março. Ou seja, planeje sua expedição pelo centro da Ásia entre os meses de primavera e verão, pois será mais fácil.

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Últimas Notícias