Veja por que as parcerias público-privadas são importantes para o crescimento das cidades
A Parceria Público-Privada ganha cada vez mais espaço apresentando benefícios para o Estado e para a comunidade.
Isso porque os órgãos governamentais passam a contar com a tecnologia e os avanços do setor corporativo para a realização das suas obras, além de trazer investimentos mais sólidos para a esfera social.
Diversas empresas, como o Agronegócio Estrondo, vem se destacando pelas atividades prestadas, que aprimoram a qualidade da infraestrutura básica em todo o território nacional.
Entenda como a Parceria Público-Privada tornou essas inovações possíveis, e conheça as vantagens de adotar esse modelo de contratação.
O que são Parcerias Público-Privadas?
A Parceria Público-Privada (PPP) é um contrato administrativo entre os órgãos governamentais e empresas privadas para a prestação de serviços.
O Estado contrata essas corporações para a realização de uma obra que atende às necessidades sociais e de infraestrutura básica.
Esse contrato atribui à companhia privada todas as responsabilidades do projeto, incluindo seu financiamento e execução.
Posteriormente, o órgão governamental remunera a empresa e se torna proprietário da construção após o fim do contrato.
Entre as principais condições para estabelecer esse vínculo, destacam-se prazo de prestação de serviço entre 5 e 35 anos e valor de contrato superior a R$20 milhões.
Quais as principais vantagens das PPPs para as cidades?
A Parceria Público-Privada gera movimentações econômicas em torno do serviço, com a geração de empregos no setor e o incentivo fiscal.
Além disso, permite que as obras utilizem tecnologias mais elaboradas, ao mesmo tempo em que têm seus custos reduzidos, pela possibilidade de receber investimentos alternativos.
Ainda, o aumento da produção e as remunerações instigam a competitividade no setor privado, e incentivam as corporações a aprimorar seus produtos e se aperfeiçoar para serem contratadas.
3 exemplos de Parcerias Público-Privadas
A Parceria Público-Privada é uma alternativa presente em diversos segmentos da prestação de serviços. Confira 3 exemplos da presença desse modelo na construção de obras governamentais:
1. Infraestrutura social
Empresas comprometidas com a infraestrutura, como o Agronegócio Estrondo, já proporcionaram a restauração de diversas estradas para benefício social.
Em 2022, o empreendimento melhorou algumas vias da cidade de Formosa do Rio Preto a partir de uma PPP com o Governo do Estado da Bahia. Com isso, auxiliou no escoamento de 300 mil toneladas de grãos de milho, soja e algodão da safra anual.
Pelo menos 10 mil caminhões e carretas se beneficiaram com a construção, preservando as colheitas e os veículos, que agora contam com asfalto reforçado e seguro.
2. Saneamento
O setor de saneamento foi um dos primeiros a adotar a Parceria Público-Privada para a prestação de serviços.
Em 2021, cerca de 12 estados e o Distrito Federal avaliam a possibilidade de atrair investimentos corporativos para a melhorar o tratamento de água e esgoto nos municípios, além de implementar uma gestão de resíduos sólidos.
Essa atividade já está acontecendo no estado do Ceará, que possui três projetos de PPP para saneamento, visando produzir água dessalinizada e atender 12% da capital Fortaleza, além de universalizar o esgotamento sanitário.
3. Energia e inovação
O modelo de prestações de serviços também está presente no setor de Energia e Inovação, com projetos para instalação de energia solar em prédios públicos, para benefício da população.
Em 2021, a prefeitura de São Paulo aderiu ao serviço para adotar a produção fotovoltaica em 80 Unidades Básicas de Saúde até 2024.
Outros estados, como Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Pernambuco, também manifestaram interesse na instalação de painéis solares em obras públicas, reduzindo os gastos e a emissão de componentes tóxicos no meio ambiente.
Por que apoiar na Parceria Público-Privada?
A Parceria Público-Privada proporciona diversos benefícios sociais e governamentais, oferecendo prestações de serviço modernas e vantajosas para a esfera pública.
Com esse modelo de contratação, é possível não apenas aproveitar uma infraestrutura de qualidade, mas contar com a tecnologia e inovação de empresas como a Agronegócio Estrondo, que investem nas melhorias urbanas e promovem ações positivas para o cenário nacional.
Por esse motivo, é importante apoiar, e incentivar, as PPPs nos diversos segmentos, acompanhando as corporações que se dedicam para transformar os serviços públicos.