17.6 C
São Paulo
Segunda-feira, 25 Novembro, 2024

Saiba qual é a importância do agronegócio para a sociedade!

Deve Ler

Saiba qual é a importância do agronegócio para a sociedade!

Sem dúvida, o Brasil seria muito diferente do que conhecemos se não fosse pelo agronegócio. Afinal, essa atividade, que envolve produção agrícola, pecuária, silvicultura (manejo florestal) e extrativismo vegetal, construiu e ainda constrói a base da nossa sociedade.

Além disso, o setor do agro movimenta vários outros setores da economia como o de comércio, de logística e de serviços. 

Mas, os benefícios do agronegócio não param por aí!

Entenda porque o agronegócio é tão importante no Brasil, como ele influencia nossa economia e quais os produtos que formam a base desse sistema.

Por que o agronegócio brasileiro se tornou tão importante? 

Em suma, o agronegócio é o responsável por garantir a segurança alimentar no mundo inteiro. Afinal, é por meio dele que se dá a produção de alimentos e também a de matérias-primas como a madeira, borracha, castanhas e tantas outras.

Dentro desse cenário, o Brasil é muito importante, pois possui um vasto território, com solo naturalmente fértil e clima super favorável para o desenvolvimento de várias culturas agrícolas.

Ademais, por aqui, tanto as grandes fazendas especializadas na monocultura de soja, milho ou algodão, por exemplo, quanto as pequenas e médias propriedades rurais conseguem produzir grandes quantidades de alimentos. 

Principais produtos do agronegócio no Brasil

De acordo com dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o país é líder mundial na produção de soja, café, suco de laranja e açúcar (derivado da cana-de-açúcar). Além disso, ocupa as primeiras posições quando o assunto são carnes suína, bovina e de frango.

Desse modo, é um expoente mundial no agronegócio, sendo o 4º maior produtor, ficando atrás da União Européia, China e Estados Unidos.

Por aqui, como o solo e o clima são favoráveis para o desenvolvimento do agronegócio, se destacam algumas produções como, por exemplo:

  • Biocombustíveis: derivados de materiais orgânicos como milho e soja, o Brasil é um dos maiores produtores e fomentadores de combustíveis à base de plantas como o etanol. Em suma, esses produtos são menos poluentes e não finitos, ao contrário dos combustíveis fósseis.
  • Alimentos: conforme um ranking do IBGE de 2020, a soja aparece como o alimento mais produzido por aqui. Nesse cenário, fazendas como o Condomínio Agronegócio Estrondo se destacam pela grande produção do vegetal (usado como alimento para pessoas e animais). Além disso, o país também é grande exportador de milho em grão, cana-de-açúcar, café, arroz, frutas e carnes.
  • Têxtil: muito por conta da grande produção de algodão e também de pele de animais (bovinos, especialmente), nosso país também tem relevância no setor de vestuário, decoração, roupas de cama e banho, entre outros relacionados à tecidos. Por aqui se produz muito couro, algodão, lã, linho e seda.
  • Madeira ou produtos florestais: o agronegócio brasileiro também produz muita madeira e produtos do extrativismo vegetal como no caso da borracha, castanhas, palmito, buriti e tantos outros. 

Qual a importância do agronegócio no Brasil para a economia do país?

Não é segredo para ninguém que o agronegócio é um dos principais pilares da economia brasileira. Mas, você sabia que, em 2020, esse setor foi responsável por ¼ de todo o PIB (Produto Interno Bruto) do país?

Pois é isso mesmo!

De acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), vinculado à USP, o agro movimentou cerca de 26% de tudo o que foi produzido nas terras tupiniquins.

Além disso, o agronegócio também é benéfico para a balança comercial. Isso porque, sempre apresenta superavit, ou seja, o Brasil sempre exporta muito mais alimentos e rebanhos do que importa.

Só para ter uma ideia, conforme mostra um estudo do CEPEA, mais da metade de tudo exportado pelo país vem de alguma atividade do campo. Isso vale para a agricultura, pecuária, silvicultura e extrativismo.

Aliás, um panorama apresentado pelo CNA mostrou o país como líder mundial na exportação de:

  • Soja (com 50% de todo o mercado global);
  • Café (33%);
  • Suco de laranja (75%);
  • Açúcar (36%);
  • Carne de frango (32%);
  • Carne bovina (24%).

 

Para além de tudo o que já foi destacado sobre os benefícios e a importância do agronegócio para a sociedade e economia brasileira, também precisamos lembrar que ele ajuda a tornar a produção mais moderna.

Afinal, é pelo campo e pelas propriedades que conseguem investir que as novidades chegam. Nesse sentido, a cada dia novas tecnologias, ferramentas e sementes surgem para garantir maior produtividade!

Com isso, o agro tem potencial para acompanhar e ser a base para a economia brasileira por muito tempo e boa parte da nossa vida está condicionada à capacidade produtiva do país, enorme.

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Últimas Notícias