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Quinta-feira, 21 Novembro, 2024

Transformação Digital no Varejo: o que é e sua importância

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Entenda o que é a Transformação Digital no Varejo e qual é sua importância

A capacidade de se adaptar é cada vez mais necessária no varejo físico e online. Esta é a aposta da diretora de marketing do Colinas Shopping, Priscilla Levinsohn.

Com a transformação digital, o varejo precisa estar em constante mudança para absorver as novidades. Por conta disso, Priscilla Levinsohn destaca como o processo de compra já não é mais o mesmo e até aquelas lojas que ficam dentro de shoppings, por exemplo, devem marcar sua presença online.

Além disso, é necessária uma integração entre os sistemas de gestão e de vendas online e físicas, para garantir a produtividade, eficiência e escalabilidade do negócio.

Quer entender melhor o que é essa tal transformação digital e por que sua empresa deve investir nisso? Então continue aqui e tenha as suas respostas.

O que é transformação digital?

A transformação digital é a implementação de processos digitais para garantir melhor eficiência em todas as partes de uma empresa. Ela representa não só uma área da tecnologia (muito importante, claro), como também uma mudança de mentalidade.

Isso porque, a partir da transformação digital, a empresa busca auxílio na tecnologia para aumentar o desempenho e depende dos envolvidos para implementar de fato as mudanças.

A conversão para o digital pode ser feita por qualquer empresa que entende que a presença online é fator essencial para o sucesso. Isto é, desde grandes empresas varejistas até comércios de bairro podem criar estratégias digitais que otimizem seus serviços, ajudem na administração e façam a conexão e engajamento com o público.

Imagine, por exemplo, uma loja de roupas em um shopping que vende apenas de forma física. Com a aplicação das mudanças, ela pode passar a atuar de forma digital e impulsionar as vendas. 

Essa loja seria um exemplo de como o comportamento dos clientes está mudando. Afinal, o consumidor quer ter uma experiência completa, que seja física e digital ao mesmo tempo. 

É o que se convenciona chamar de “figital” em que é possível experimentar uma peça na loja e depois comprar em casa. Ou mesmo, conhecer um produto online e ir até uma loja física para realizar a compra.

A importância de investir em estratégias multicanais

A transformação digital permite uma conexão maior com o público da empresa. Para isso, usar vários canais de comunicação é uma garantia de sucesso.

Nesse ponto, duas coisas merecem atenção:

  • Os canais de comunicação da marca com o público precisam ser compatíveis. Não adianta apostar em uma rede social específica se os clientes estão mais presentes em outra.
  • Ter mais de uma forma de interagir é essencial. Ou seja, ter uma estratégia multicanais (omnichannel) que atue em mais de uma frente ao mesmo tempo. Para citar alguns exemplos: WhatsApp, site, blog, redes sociais, etc.

Sobre este segundo ponto, a importância de trabalhar com várias alternativas se dá porque a loja pode encontrar diferentes maneiras de estar em contato e agradar seus clientes. Ademais, permite que venda para qualquer pessoa, seja onde ela estiver.

A própria estrutura figital, mencionada antes, mostra que o comércio possui uma cultura flexível para atender o cliente. É mais uma tendência que surgiu com a pandemia e veio para ficar, como afirma Priscilla Levinsohn, responsável pelo marketing do Colinas Shopping.

Ainda de acordo com Priscilla Levinsohn, os consumidores estão adaptados a este novo modelo, pois permite viver as duas experiências: da compra online e da física:

“As pessoas passaram a valorizar mais o contato social após a pandemia, assim como criaram o hábito de também comprar online. Isso mostra que as duas experiências ganharam força. Mais do que um centro de compras, os shoppings atuam como um ponto de encontro e lazer entre as famílias e os amigos.”

Por que investir na transformação digital no varejo? 

A transformação pode causar resistência no começo, principalmente em negócios que estão a mais tempo no mercado e onde corre aquela frase “Mas, se eu sempre fiz assim e deu certo, por que mudar agora?”

Então, fazer a migração para o meio digital, conectar-se com seus clientes, fazer vendas online e nas lojas físicas, integrar sistemas de gestão e de vendas, entre outras medidas, todas elas fazem com que o negócio dê mais certo ainda.

Portanto, é uma forma de crescer ainda mais!

Por falar nisso, o Relatório Varejo 22, da Adyen, mostrou que os clientes estão pedindo por essas mudanças e 98% das empresas planejam investir ainda mais na transformação digital.

Quem está tornando a operação mais ágil, trazendo novas formas de pagamentos, modificando os processos de compra e venda, entre outras medidas, está apresentando crescimento 9% superior a negócios que ainda não investem em transformação.

A mesma pesquisa reforçou o que Priscilla Levinsohn diz sobre o figital, pois mostrou haver uma necessidade crescente de criar uma experiência mais fluida aos clientes. Em outras palavras, significa dar mais de uma alternativa de compra.

Assim sendo, chegou a hora de tirar seu empreendimento de um meio só e apostar na transformação digital como uma forma de gerir o negócio. Ainda mais considerando uma melhora na experiência do cliente durante a compra, além de conectar a empresa com o que há de novo no mercado da tecnologia.

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