19.3 C
São Paulo
Sexta-feira, 22 Novembro, 2024

Cresce geração de energia eólica no Brasil

Deve Ler

Fontes eólicas tiveram aumento de 53% no Brasil

Segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a energia eólica vem tendo um grande crescimento. De acordo com o órgão, em junho de 2022, o Brasil obteve um crescimento de 165,6 megawatts (MW) em sua matriz elétrica, sendo que 87,6 MW produzidos vêm da energia eólica. Ou seja, as fontes eólicas representam um aumento de 53% da expansão de geração verificada. 

Você gostaria de saber sobre o tema? Veja a seguir mais dados sobre a energia eólica no Brasil: o que é, seu funcionamento, vantagens e desvantagens, mais a perspectiva do setor nos próximos anos. 

Crescimento da geração de energia eólica 

Segundo dados da Aneel, mais de 90% da energia a ser produzida no Brasil em 2023 virão das fontes solar e eólica. Para se ter uma ideia do potencial brasileiro na área, o Brasil tem 22 gigawatts instalados no setor eólico, com 812 parques instalados em território.

Ainda segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), essa produção deve ultrapassar 37 gigawatts em 2026. 

Além do fator meio ambiente, há também o aspecto econômico. A energia eólica é considerada a fonte energética mais barata do mundo, junto à energia solar, com custo de U$S 47/MWh, segundo dados da Consultoria Financeira Lazard. 

O Brasil está próximo da independência energética

Devido aos altos investimentos no setor energético, o Brasil encontra-se em posição favorável no que diz respeito à produção de energia. Para citar um exemplo, na região Nordeste, os projetos eólicos offshore aumentam a possibilidade de expansão energética na região.

Eduardo Antonello, fundador da Golar Power e Macaw Energies, enfatiza que o Brasil tem investido fortemente em fontes de energia renováveis e que há uma alta competitividade em usinas eólicas e solares, com capacidade de produção acima das médias globais. Ademais, o especialista no setor declara que

O que é energia eólica e como funciona?

A energia eólica é aquela que transforma o vento em energia útil. É renovável e limpa, pois não produz poluentes.

A transformação da energia do vento em energia eólica ocorre por meio de turbinas eólicas ou aerogeradores. Com a ajuda de hélices, essas turbinas movimentam-se com a velocidade do vento. Os aerogeradores são posicionados estrategicamente em locais com grande incidência de vento (geralmente, em locais com grande altitude). Isso porque o vento forte consegue rodar as pás das turbinas. O aerogerador se comunica com o eixo central e este é acoplado a uma caixa multiplicadora, chamada gearbox, na qual a velocidade de rotação é ampliada.

Uma vantagem dos aerogeradores é que eles conseguem controlar a velocidade dos rotores conforme a velocidade do vento e sem comprometer a capacidade dos aerogeradores, caso o vento seja muito forte. Por fim, são os geradores ligados ao transmissor mecânico que a energia elétrica é produzida. 

Vantagens da energia eólica

Além de ser renovável, há outros benefícios que a energia eólica traz à sociedade. Uma das mais significativas é que ela reduz a emissão de dióxido de carbono na atmosfera, o que contribui para a diminuição do efeito estufa. 

Além disso, é inesgotável e reduz a dependência de combustíveis fósseis, maléficos ao meio ambiente. A produção de energia eólica colabora na geração de emprego nas regiões onde está instalada e tem alta rentabilidade (em cerca de seis meses, recupera-se a energia gasta com instalação e manutenção).  

A produção energética brasileira está em alta

O crescimento na produção de energia eólica no Brasil, nos próximos anos é algo certo, já que há um bom aproveitamento das boas condições climáticas brasileiras. Com inúmeros benefícios, o Brasil tem potencial para se tornar referência no setor, além de toda essa produção colaborar para a economia.

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Últimas Notícias