17.2 C
São Paulo
Segunda-feira, 25 Novembro, 2024

Dia Mundial do Rádio: personalidades que marcaram a história do rádio no Brasil

Deve Ler

Dia Mundial do Rádio: conheça algumas personalidades que marcaram a história do rádio no Brasil 

O Dia Mundial do Rádio é uma data para relembrar esse meio de comunicação e sua importância global, além de recordar grandes nomes da história.

Esse veículo está sempre se reinventando, para acompanhar as tendências e inovações do mercado, e segue popular, mesmo com o surgimento de outras tecnologias e mídias.

Confiável e acessível, o rádio é um canal de relevância para o Brasil e para o mundo, e, no dia mundial desse canal, vale a pena celebrar a data e relembrar sua trajetória.

A história do Rádio no Brasil

O Dia Mundial do Rádio foi determinado pela Conferência Geral da Unesco em 2011 por conta da criação do primeiro veículo funcional, anunciado em 13 de fevereiro de 1946.

Algumas versões indicam que o rádio foi inventado e patenteado pelo italiano Guglielmo Marconi. No entanto, esse consenso trabalha com algumas contestações.

Isso porque se acredita que o padre brasileiro Roberto Landell de Moura teria feito a primeira transmissão radiotelegráfica dois anos antes disso, mas os registros se perderam.

Enquanto isso, a primeira emissora do Brasil, e mais antiga em operação, é a Rádio MEC, criada em 1923 por Roquette-Pinto e Henrique Morize. 

Em 1936 surge a Rádio Nacional, criada no Rio de Janeiro para todo o país. Atualmente, ambas fazem parte do grupo EBC, Empresa Brasil de Comunicação.

Personagens que mudaram a história do rádio no país

Ao longo da história, diversas personalidades marcantes estiveram presentes nas ondas sonoras desse meio de comunicação.

No Dia do Rádio, vale a pena recordar alguns personagens que mudaram a história, como:

  • Washington Rodrigues, um comentarista esportivo celebrado pelas 4 maiores torcidas de futebol do Rio de Janeiro; 
  • Haroldo de Andrade, líder de audiência por 50 anos na Rádio Globo, um feito histórico; 
  • Paulo Barboza, que teve 40 anos de carreira dedicados ao rádio, passando pela Record, Globo e Tupi;
  • Francisco Barbosa, grande nome da Rádio Tupi; 

Todas essas personalidades marcantes podem ser recordadas no Dia do Rádio pelo canal da TV UniverCidade no YouTube.

A iniciativa surgiu para preservar o acervo midiático brasileiro, e conta com importantes entrevistas e vídeos exclusivos disponibilizados pela faculdade fundada por Ronald Levinsohn, sendo um dos centros de educação mais importantes do RJ nos anos 2000.

Todo o acervo, inclusive de outras personalidades marcantes da história audiovisual brasileira, estão disponíveis gratuitamente no portal.

Mas, e hoje, alguém ainda ouve rádio no Brasil? 

Ao contrário do que se imagina, muitas pessoas ainda consomem conteúdos via rádio, e, inclusive, essa porcentagem aumentou nos últimos anos.

Segundo o estudo Inside Radio 2021, da Kantar IBOPE Media, divulgado pela Agência Brasil, 80% da população de 13 regiões metropolitanas do Brasil consome o veículo.

Além disso, 71% escuta rádio em casa, em aparelhos tradicionais, não apenas nos smartphones de forma portátil, como se imagina, por conta das plataformas de streaming.

Assim, a cultura desse veículo de comunicação ainda vive, e é importante celebrá-la no Dia do Rádio.

Por que comemorar o Dia do Rádio? 

O Dia Mundial do Rádio é importante para recordar a história de um dos meios de comunicação mais importantes da história.

Apesar de todas as mudanças tecnológicas, esse veículo continua em alta, popular entre todas as idades.

Por esse motivo, vale a pena celebrar sua jornada e os personagens marcantes na história brasileira, ouvindo rádio e conferindo acervos que preservam a identidade audiovisual do Brasil, como a TV UniverCidade.

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Últimas Notícias