22.8 C
São Paulo
Quinta-feira, 9 Janeiro, 2025

Genera Apoia Exposição “Racionais Mc’s O Quinto Elemento”No Museu Das Favelas

Deve Ler

A mostra destaca a origem do grupo, promovendo reflexões sobre identidade e cultura além do impacto gerado por eles no país.

 

São Paulo, dezembro de 2024 – O Museu das Favelas, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, sob gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão, em parceria com a Boogie Naipe, inaugurou no início deste mês a exposição “Racionais MC’s – O Quinto Elemento”. A mostra homenageia um dos grupos mais influentes do rap brasileiro, explorando a origem, trajetória e o universo criativo de Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay. A Genera, primeiro laboratório de genômica pessoal do Brasil, forneceu testes genéticos aos quatro integrantes do grupo, analisando os resultados ancestrais de cada um. 

Com curadoria de Eliane Dias, a exposição está organizada em eixos temáticos que ressaltam a música como uma poderosa ferramenta de resistência e transformação social. Um dos principais destaques é a apresentação da ancestralidade genética dos rappers, que proporciona uma nova perspectiva sobre suas identidades. “Buscamos ampliar as conexões entre identidade, ancestralidade e cultura”, afirma Gustavo Riedel, diretor Latam de Genômica na Dasa. 

“Minhas expectativas para a exposição são de mostrar a história da banda pelo inexplicável, a olho nu, onde trago, como curadora, um pouco da história dos artistas e, consequentemente, esta jornada do “Quinto elemento“, o DNA do Racionais, onde fica cientificamente comprovado que esta união de Mano Brown, Ice Blue, Erick Jay e Kl Jay existe há mais de 35 anos. Através do estudo de ancestralidade, comprovamos que no mesmo período que o ancestral de um, estava o do outro também, passava no mesmo espaço e tempo, como pelo continente Africano. É lindo, forte e comprova que ‘há mais coisas na terra que a nossa vã filosofia pode explicar’. Agradecida Genera”, afirma Eliane.  

A entrada para a exposição é gratuita, e os ingressos podem ser adquiridos no site do Museu das Favelas. Esta iniciativa não apenas celebra a trajetória dos Racionais MC’s, mas também convida o público a refletir sobre suas próprias origens e a importância da cultura afro-brasileira. 

Serviço: 

Exposição: Racionais MC’s – O Quinto Elemento – até 31 de maio

Local: Museu das Favelas – São Paulo 

Endereço: Largo Páteo do Colégio, nº 148 – Centro Histórico, São Paulo, SP 

Horário: de terça a domingo, 10h às 17h. 

 Imagens e ficha técnica exposição: https://www.museudasfavelas.org.br/racionais-mcs-o-quinto-elemento/

Sobre Genera 

Genera, o primeiro laboratório brasileiro especializado em genômica pessoal, realiza testes de ancestralidade, saúde e bem-estar, oferecendo uma análise completa do DNA de cada pessoa. Fundada em 2010, a empresa é pioneira no Brasil e tem se consolidado como referência na área, com mais de 400 mil testes realizados. Com um dos maiores bancos de dados genômicos da América Latina, Genera utiliza inovações tecnológicas, como inteligência artificial e big data, para oferecer resultados personalizados e ajudar na identificação de predisposições genéticas a doenças graves, como câncer e diabetes. A empresa tem contribuído para a promoção do autoconhecimento e da saúde preventiva, permitindo que as pessoas façam escolhas informadas sobre sua saúde com base nas informações genéticas. Desde 2019, a Genera integra a Dasa e segue rigorosamente as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A empresa também tem um papel importante no mapeamento das diversas origens genéticas no Brasil, ampliando o conhecimento sobre a diversidade genética da população brasileira. 

 

SOBRE O MUSEU DAS FAVELAS  

O Museu das Favelas é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, gerido pela organização social de cultura IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão. O equipamento nasce de um processo colaborativo com pessoas que vivenciam o cotidiano das favelas, com atividades culturais e educativas voltadas para todos os públicos, sendo um ambiente de pesquisa, preservação, produção e comunicação das memórias e histórias das favelas brasileiras. Em 2024, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, o Museu conta com o patrocínio master do Nubank, patrocínio do Mercado Livre e EDP, apoio da EY, Itaú e Mattos Filho, cooperação da Unesco, e parceria institucional da CUFA – Central Única das Favelas.  

O espaço, inaugurado em novembro de 2022, abriu ao público com a exposição temporária Favela-Raiz e instalações externas, o CRIA – Centro de Referência, Pesquisa e Biblioteca e o CORRE – Centro de Empreendedorismo.  

SOBRE O IDG  

Há 23 anos, o IDG atua na gestão e desenvolvimento de projetos ambientais e culturais, sempre orientado pelas melhores práticas de Governança Corporativa Internacional. Atualmente, faz a gestão do Museu do Amanhã e Museu do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, Museu das Favelas, em São Paulo, e Paço do Frevo, no Recife.  

Também foi responsável pela implantação do Memorial às Vítimas do Holocauto, revitalização do Sítio Arqueológico Cais do Valongo, ambos no Rio de Janeiro; e pelo desenvolvimento, implantação e gestão dos Parques Urbanos Santana e Macaxeira, no Recife, fomentando a conservação de áreas verdes no município. Ainda na capital pernambucana, implantamos o museu Cais do Sertão que reverencia o povo do Sertão e as obras do mestre Luiz Gonzaga. 

 

SOBRE RACIONAIS MC’S 

Há 35 anos, Mano Brown, Kl Jay, Ice Blue e Edi Rock colocam em evidência a realidade do jovem preto e periférico no Brasil. A trajetória compartilhada entre o quarteto de maior impacto da música nacional atravessou barreiras além do rap, se tornando pilar de referência na cultura do país. De 1988 pra cá, a história foi contada por meio de rimas e versos que ecoam por gerações, com discos e EPs como Holocausto Urbano (1990), Escolha o seu Caminho (1992), Raio X Brasil (1993), Racionais MC’s (1994), Sobrevivendo no Inferno (1997), Nada Como Um Dia Após O Outro Dia (2002), 1000 trutas, 1000 tretas (2006) e Cores e Valores (2014). Não à toa, o recém-lançado documentário original Netflix “Racionais: das ruas de São Paulo para o Mundo”, que mostra o caminho percorrido pelos artistas por meio de letras de resistência e denúncia, ocupou a sexta posição do TOP 10 Global da plataforma ⎯ como filme em língua não inglesa. Ao longo de 2022, a turnê Racionais MC’s 33 World Tour atravessou cidades pelo Brasil, dominando palcos de importantes festivais nacionais como o CENA 2k22, Forró da Lua Cheia e Rock in Rio. E, no mesmo ano, ainda levaram a turnê para os Estados Unidos, passando por 5 estados ao longo de 13 dias: Nova York, Connecticut, Nova Jersey, Massachusetts e Flórida (Miami e Orlando). Mano Brown, Kl Jay, Ice Blue e Edi Rock preparam um novo trabalho em estúdio e enquanto isso, ocupam grandes palcos em apresentações históricas.  

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Últimas Notícias