Agricultura moderna: saiba quais as principais características
A agricultura moderna inclui pesquisas que contribuem para o melhoramento genético das sementes. As principais características dessa modernização agrícola contam com maquinários, novos métodos de plantio, inovação genética de sementes, agricultura e manejo integrado de pragas.
Continue a leitura para saber mais sobre a agricultura moderna!
Origem da agricultura
A agricultura no Brasil teve início no Nordeste, por volta do século XVI, com o estabelecimento das chamadas “Capitanias Hereditárias” e o início do cultivo da cana-de-açúcar.
Nesse período, a atividade era baseada em uma cultura única, trabalho escravo e latifúndios. Portanto, limita-se ao cultivo da cana e algumas lavouras para manter a sobrevivência da população da região.
Foi somente no século XVIII, com o início da mineração e da cafeicultura, que o cultivo de outras hortaliças começou a se destacar.
Como resultado, o Brasil produziu mais de 16 milhões de sacas de café, enquanto o consumo mundial ultrapassou apenas 15 milhões de sacas, levando a uma queda do preço do produto.
Desde então, a economia precisa de maior diversidade, por isso, outros tipos de cultura passaram a ser valorizados. Além disso, a aceleração do processo de urbanização do país trouxe novas demandas, como o aumento do cultivo de matérias-primas.
A agricultura moderna
Agricultura moderna ou agricultura 4.0 é a produção agrícola baseada em novas tecnologias.
Nesse sentido, engloba-se a gestão por meio do controle de dados, a observação sustentável do meio ambiente, o uso de hardware e software, a utilização de máquinas modernas e a redefinição dos processos produtivos profissionais.
Técnicas
Práticas adequadas de irrigação, máquinas com inteligência artificial, ferramentas tecnológicas, melhoramento genético de plantas e melhores insumos biológicos e sintéticos são parte da agricultura moderna.
Sementes de alto desempenho
O sucesso de uma lavoura depende do uso de sementes de alto desempenho. De acordo com especialistas, a utilização de sementes de alto desempenho pode aumentar o rendimento dos grãos em até 35%, em comparação com o uso de sementes de baixo desempenho.
Práticas de irrigação
Essa prática envolve o fornecimento artificial de certa quantidade de água ao solo, em uma área específica e em um momento apropriado, para criar a umidade ideal para o crescimento das plantações. A unidade de irrigação é denominada folha, lâmina e é expressa em milímetros (mm).
Um milímetro é um litro de água adicionado a um metro quadrado. Na agricultura, isso significa que 10 metros cúbicos de água são aplicados em um hectare de terra.
Fertilizantes
Os fertilizantes podem ser divididos em minerais ou orgânicos e são compostos que desempenham um papel importante no desenvolvimento das plantas, fornecendo ao solo os nutrientes que ele necessita para germinar e produzir folhas, sementes e frutos.
Pesticidas
Os pesticidas são comumente usados em aplicações químicas na agricultura. Esses produtos químicos são utilizados para destruir substâncias indesejadas, como fungos, ervas daninhas e insetos, caso contrário, eles podem danificar as plantações.
Rotação de colheitas
O significado deste conceito é exatamente o que seu nome indica. A definição de rotação de cultura pode ser interpretada como a mudança dos tipos de cultura ano após ano na mesma parcela.
Um ciclo pode consistir em anos diferentes, plantando várias safras em turnos entre 3 e 7+ e/ou restaurando terras em pousio. Neste caso, a superfície pode ou não ser utilizada como pasto verde para o gado.
Maquinário
O uso de máquinas agrícolas está relacionado a todos os processos, principalmente ao de automóveis, como tratores, colheitadeiras, semeadoras e pulverizadores, que auxiliam na realização das atividades produtivas.
Tecnologia
Várias tecnologias são usadas na agricultura, como sensores, máquinas e sistemas integrados. Todos esses avanços estão relacionados à agricultura de precisão que, além de garantir maior segurança operacional, pode aumentar a produção, os lucros e a
eficiência.
Sustentabilidade
A agricultura sustentável inclui sistemas de práticas integradas que, ao longo do tempo, podem garantir a qualidade ambiental, proteger os recursos naturais, promover o uso eficaz dos recursos e melhorar a qualidade de vida dos produtores e da sociedade, bem como a viabilidade econômica dos processos agrícolas.
Oportunidades com a agricultura
As mudanças tecnológicas tornaram-se mais generalizadas e inclusivas, mudando a forma como lidamos com a agricultura, levando à agricultura moderna. Isso significa que mais e mais fazendas serão atualizadas para contribuir com o desenvolvimento agrícola do país, melhorando a vida de muitas pessoas e, consequentemente, a economia.
A Delfin Rio desenvolve um projeto há mais de duas décadas para implantação da agricultura na cidade de Formosa do Rio Preto, localizada a pouco mais de mil quilômetros de Salvador.
“Com esse projeto, conseguimos produzir mais de 376 mil toneladas de soja em 2021”, anunciou Daniel Ferraz, gerente administrativo e financeiro da Delfin Rio.