18.9 C
São Paulo
Sexta-feira, 22 Novembro, 2024

Brasil é um dos países com maior potencial de produção de Biogás

Deve Ler

Produção de Biogás é incentivada no país

A implantação de novas fontes de energia tem sido cada vez mais estimulada no mundo, pensando não só em redução de custos mas também em sustentabilidade e inovação. Dentro desse contexto, a produção de biogás tem sido incentivada e o Brasil vem ganhando destaque em sua produção.

Entenda mais sobre a produção dessa poderosa e sustentável fonte de energia e saiba onde o biogás pode ser aplicado, produzido. 

Atual cenário do Brasil na produção de biogás

O Brasil é um dos países com maior potencial de produção de biogás do planeta, podendo aumentar a produção em 15 vezes até 2030, segundo projeção da Associação Brasileira de Biogás (ABiogás). 

Os grandes investimentos realizados no para a produção do biogás no país colocam o Brasil numa posição de conforto no que se diz respeito a questões de suprimento de energia. “O país tem enorme potencial na produção de Biogás, que do ponto de vista de políticas ESG (Environmental, Social and Governance), é excelente”, destaca o especialista em energia Eduardo Navarro Antonello, fundador da Golar Power e Macaw Energies.

“O país vem desenvolvendo diversas plantas de biogás e biometano, e já conta com algumas em operação. É o caso da usina sucroalcooleira, por exemplo, que oferece um potencial enorme de produção a partir da vinhaça (aproximadamente 20 a 30 milhões de metros cúbicos de gás por dia”, aponta Eduardo Navarro Antonello.

Atualmente o Brasil possui 675 plantas de biogás, e destas 638 estão em operação para fins energéticos. Dentre os estados que mais se destacam nessa produção, estão Minas Gerais com 225 plantas, Paraná com 138 plantas e São Paulo com 53 plantas. Porém, o estado de São Paulo se destaca sendo o responsável por 39% de todo o volume produzido por ano.  

A maior parte dos substratos que são utilizados para a produção de biogás vem do setor agropecuário, que corresponde a 79% de toda a origem dos resíduos. A indústria vem logo atrás com uma média de 12%. 

O que é biogás e por que ele é tão importante?

O biogás é um tipo de biocombustível extraído de materiais orgânicos, que podem ser de origem animal ou vegetal. Podendo ser utilizado como fonte de energia elétrica, sua produção é feita a partir da fermentação anaeróbica (ausência de ar) de bactérias presentes na biomassa.

É considerado uma fonte de energia renovável, ou seja, um tipo de energia que se regenera de forma espontânea na natureza ou com a ajuda de uma intervenção humana. Uma vez que por ser produzido a partir do lixo, é praticamente inesgotável. 

Em um contexto onde precisamos cada vez mais nos preocupar com os impactos ambientais dentre as necessidades humanas, há várias razões para o crescimento do uso da energia do biogás no Brasil e no mundo. Dentre os inúmeros benefícios, destacamos: 

  • É uma fonte neutra de carbono e causa bem menos impacto na produção quando comparado com outros combustíveis fósseis; 
  • Maior produtividade e competitividade socioeconômica, pois o Brasil é um dos países com maior potencial de produção de biogás e atrai grandes oportunidades;
  • Energia mais valorizada, que por ser um grande passivo ambiental, se torna um grande ativo econômico para a nação, além de ser uma fonte de energia com alto índice de eficiência; 
  • É sustentável para o planeta, pois utiliza da produção de lixo, algo que é produzido sempre, é descartado, para a produção de uma energia que pode ser utilizada como combustível, dentre outras funções.

Bom para o país e para o planeta

As expectativas para o crescimento da produção de biogás no Brasil são positivas e animadoras. Um tipo de energia que é gerada através do lixo, ou seja, uma fonte praticamente inesgotável, abre o leque de possibilidades para o país e para o planeta.

O biogás tem sido uma grande solução para os meio rurais, e causa grande impacto de uma forma econômica, na redução de lixo no mundo, fator que causa diversas contaminações do solo, água e ar. 

O Brasil, por ser um produtor em potencial, vem se destacando em relação aos outros países e essa produção deve crescer cada vez mais nos próximos anos, trazendo oportunidades competitivas no setor industrial e agrícola no país.

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Últimas Notícias