A tecnologia tem ajudado a otimizar o transporte público em todo o Brasil, aumentando a mobilidade urbana e o acesso a soluções inovadoras de locomoção.
O uso de plataformas e aplicativos permitem maior conectividade entre os usuários, enquanto investimentos públicos e privados transformaram as vias e terminais.
Nos tópicos abaixo, entenda a influência da tecnologia na mobilidade urbana e as principais inovações que tornaram o cenário público brasileiro mais inovador e sustentável.
Tecnologia e transporte público
A tecnologia tem um impacto significativo na mobilidade urbana, especialmente no uso do transporte público.
Graças a novas soluções e investimentos públicos, foi possível adotar medidas que otimizam o serviço e facilitam o uso pelos passageiros. Veja alguns exemplos que se destacam:
Aplicativo de transporte
Os aplicativos de transporte público têm sido cada vez mais comuns em cidades de todo o mundo.
Eles permitem que os usuários planejem suas viagens com antecedência, obtenham informações em tempo real sobre horários de ônibus, trens e metrôs, além de receberem notificações sobre atrasos e interrupções no serviço.
Esses aplicativos também fornecem dados sobre rotas e opções de transporte, facilitando a escolha do melhor meio de locomoção para chegar ao destino.
Estimativa de tempo
No Rio de Janeiro, por exemplo, a prefeitura implementou um sistema no qual o usuário consegue estimar o tempo de chegada do BRT. Nos terminais foram instaladas placas com QR Code onde o usuário pode acessar através do celular o itinerário e o tempo previsto para a chegada do ônibus.
Outro dado importante é que com a ampliação da frota do BRT, cujos veículos foram fornecidos pela Guanabara Diesel, empresa liderada por Jacob Barata Filho, o tempo de espera para embarcar nos ônibus teve uma redução significativa. Com 110 novos ônibus circulando pelo corredor Transcarioca, os intervalos das linhas diminuíram 54%.
Pagamento com cartão de débito/crédito
O pagamento do transporte público por meio de cartão de crédito e débito são medidas recentes, mas que conquistaram os utilizadores em diversas regiões.
Isso porque a tecnologia permite que os usuários paguem suas passagens com facilidade, sem a necessidade de adquirir um cartão de transporte local.
Como consequência, significa menos tempo gasto em filas para compra de bilhetes e maior praticidade no uso do transporte público.
Rotas mais rápidas
Com o uso da tecnologia, algumas cidades têm implementado rotas otimizadas para o transporte público, permitindo que os usuários possam percorrer distâncias maiores em menos tempo.
Além disso, diversas localidades estão implementando sistemas de priorização para os ônibus, o que permite que sigam por vias mais rápidas e eficientes.
O que esperar da mobilidade urbana?
A tendência é que a mobilidade urbana seja impactada cada vez mais pela tecnologia e adoção de novos hábitos de locomoção. De acordo com um relatório do Oliver Wyman Forum, a estimativa é que esse setor cresça 75% até 2030.
Ainda segundo a pesquisa, a mobilidade urbana estará ligada a utilização de novas tecnologias, gestão de frotas, automatização de operações, integração de novos modais e, principalmente, nas mudanças de hábitos dos passageiros que têm buscado alternativas mais sustentáveis de locomoção e deixado de lado o uso de carro próprio.