Em um mundo com cada vez mais carros, é preciso pensar em um transporte urbano mais sustentável.
A expansão do transporte público é uma opção para entregar mais sustentabilidade aos grandes centros urbanos, que sofrem com problemas de mobilidade e emissões de carbono.
Como é o caso da integração de modais, conceito que se refere a integrar todas as possibilidade de transporte em uma só solução e plataforma de serviço, sejam trens, VLTs, metrô, patinetes, bicicletas, táxis, caronas ou aluguéis e compartilhamento de carros.
A ideia é que diferentes tipos de transporte deixem de competir nos trechos que atendem e passem a colaborar uns com os outros.
Acompanhe a leitura e entenda mais sobre as mudanças e expansão necessárias no transporte público e mobilidade urbana.
Benefícios de investir no transporte público
As emissões de carbono provenientes do setor de transporte são uma das principais causas das mudanças climáticas globais.
Veículos particulares movidos a combustíveis fósseis são responsáveis por uma parcela significativa dessas emissões.
No entanto, estudos mostram que investir em transporte público pode ajudar a reduzir essas emissões e trazer uma série de outros benefícios para as cidades, seus habitantes e para gestão pública.
A seguir, conheça alguns dos benefícios em investir no transporte público.
Mais economia
Investir em transporte público gera vantagens econômicas. Os custos individuais de possuir e operar um carro, como combustível, manutenção e estacionamento, podem ser bastante elevados.
Ao utilizar o transporte público, as pessoas podem economizar consideravelmente em despesas relacionadas a veículos particulares.
Essa economia é especialmente relevante para famílias de baixa renda, que podem destinar seus recursos para outras necessidades básicas.
Menos congestionamento
Outro benefício do transporte público é a redução do congestionamento nas ruas. Quando mais pessoas optam pelo transporte público em vez de utilizar seus carros particulares, o número de veículos em circulação diminui.
Isso resulta em um trânsito mais fluido, reduzindo o tempo gasto em engarrafamentos e melhorando a eficiência do sistema de transporte como um todo.
Nessa linha de pensamento, menos congestionamento também significa menor consumo de combustível e redução do desgaste das vias, resultando em economias adicionais para as cidades.
Facilidade de transporte e integração
O transporte público também proporciona facilidade de deslocamento e integração entre diferentes regiões.
Por isso, ao investir em um sistema abrangente e integrado, é possível conectar bairros distantes, reduzindo as distâncias percorridas e facilitando o acesso a serviços, empregos, educação e lazer.
Isso também promove a inclusão social e a mobilidade para todas as camadas da população.
Menos emissões de poluentes
Um dos principais benefícios de investir em transporte público é a redução das emissões de carbono.
Pesquisas indicam que um sistema de transporte público eficiente e amplamente acessível pode levar a uma diminuição significativa na quantidade de carros particulares em circulação.
Como exemplo de redução de poluentes, o BRT Rio, no Brasil, ampliou a sua frota adquirindo novos carros com a empresa viária de Jacob Barata Filho.
Os novos ônibus possuem motores com menores emissões de poluentes, o que torna o transporte público da capital carioca mais sustentável.
Transporte público x produtividade econômica
A equação da mobilidade urbana tem se apoiado na transformação digital do setor. Segundo estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU), até 2050, 70% das pessoas viverão em áreas urbanas, o que agrava ainda mais a mobilidade urbana, trazendo à tona a demanda de soluções a altura da problemática.
A modernização do transporte público deve gerar economia aos países que adotarem novas práticas.
Os que não se voltarem a essa necessidade, por outro lado, podem perder dinheiro.
Nos Estados Unidos, segundo o estudo “The Economic Cost of Failing to Modernize Public Transportation”, da American Public Transportation Association (APTA), indica que a pouca modernização do transporte público no país poderá resultar em uma perda de US$ 340 bilhões até o final deste ano de 2023.
Transporte público e os benefícios entregues para os cidadãos e gestão pública
Investir em transporte público traz uma série de benefícios significativos.
Além de contribuir para a redução das emissões de carbono e combater as mudanças climáticas, o transporte público oferece economia para os usuários, reduz o congestionamento nas ruas e proporciona facilidade de transporte e integração em diferentes regiões.
Por meio da priorização desse tipo de modelo, as cidades podem criar um ambiente mais sustentável, inclusivo e eficiente para seus habitantes.
A redução dos custos relacionados à infraestrutura viária, a arrecadação proveniente das tarifas e impostos, bem como a alocação de recursos para outras áreas prioritárias, são aspectos positivos que fortalecem o papel do governo na promoção de uma mobilidade urbana sustentável e eficiente.