23.5 C
São Paulo
Quinta-feira, 21 Novembro, 2024

O Futuro das Câmaras Municipais: da Governança à Esperança

Deve Ler

Há algum tempo as Câmaras Municipais eram reconhecidas como a “casa do povo”, pois de todos os políticos eleitos, vereadores são os representantes mais próximos da população. Infelizmente, hoje em dia o Poder Legislativo Municipal é desprezado pela sociedade, devido à grave crise de confiança política que afeta diretamente vereadores(as) e servidores(as) das casas legislativas.

Conhecedora da difícil realidade que enfrentam os municípios, principalmente no interior do país, Alzira Fernanda Brasil, servidora da câmara municipal de Paracatu/MG, aceitou o desafio de também integrar a Rede Governança Brasil (RGB), direcionando a produção de conhecimento, soluções e melhores práticas de Governança com foco no Poder Legislativo, onde assume a coordenação do Comitê de Governança no Poder Legislativo.

A Rede é composta por um corpo de voluntários, com habilidades multi e interdisciplinares, provindos de todas as esferas, públicas e privadas, incluindo as Federais, Estaduais e Municipais, que vêm realizando um trabalho memorável para sociedade, convergindo seus esforços em tornar a administração pública e privada mais íntegras, efetivas, proveitosas e capacitadas, com o objetivo de transformar o Brasil e o Mundo.

A coordenadora Alzira Brasil afirma que “Através da governança é possível melhorar os resultados apresentados pelas câmaras municipais para a sociedade, tornando a gestão mais simples e eficiente, o que diminui a possibilidade de erros que levam a corrupção e ao desperdício de recursos públicos. Com isso, conseguimos melhorar a imagem da instituição e dos parlamentares e, aos poucos, conseguiremos reestabelecer a confiança do cidadão com a classe política”.

Espera-se que essa iniciativa tenha aderência das câmaras municipais, pois, de acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), a governança pública é um sistema que busca estabelecer o equilíbrio de poder entre cidadãos, representantes eleitos, alta administração, gestores e colabores, com a intenção de garantir que o bem comum prevaleça sobre os interesses de pessoas. É evidente, que a governança produz diversos benefícios para todos.

“Não é fácil ser político! Sem uma boa governança, em breve será uma atividade impossível de ser exercida pelo vereador. Através desse trabalho é possível devolver o papel de destaque ao poder legislativo municipal”, complementou Alzira após participar do Congresso dos Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina, onde o Ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, apresentou a palestra com tema “Governança para Sustentabilidade”.

Na Foto: Da esquerda para direita: Coordenadora de Governança no Legislativo Alzira Fernanda Brasil, Prefeito de Agrolândia (SC) José Constante, Ministro do Tribunal de Contas da União e Embaixador da Rede Governança Brasil Augusto Nardes, e Rudi Sander, prefeito de São Carlos (SC).

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Últimas Notícias