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Quinta-feira, 21 Novembro, 2024

O QUE É DOMAIN AUTHORITY E PAGE AUTHORITY

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Todos que desejam melhorar sua estratégia digital precisam conhecer o conceito de SEO, ou Search Engine Optimization. Trata-se da otimização de sites para aumentar os acessos. Um conjunto de técnicas e estratégias bem elaboradas para que a página melhore o seu posicionamento nos resultados de mecanismo de busca, em quase 100% dos casos, no Google. Quando você realiza uma campanha para otimizar seu site poderá melhorar o posicionamento de palavras-chave da sua marca, ou seja, palavras que remetem ao seu negócio e são normalmente buscadas no Google. A marca se torna mais visível dependendo do objetivo do empresário.

Em um e-commerce, a intenção é aumentar o número de leads e de vendas, em um blog o número de acesso aos posts. Independente da área, investir em SEO é a melhor forma de se fazer presente nas redes e conseguir lucros com isso. Vale destacar que é possível segmentar o público que irá acessar, tendo pessoas realmente interessadas em sua marca visitando seu site.

Atualmente todo tipo de conteúdo online gira em torno de otimização SEO e conteúdo de qualidade. Confira nesse artigo o que é Domain Authority e Page Authority.

O que é Domain Authority?

Dois termos estão em voga atualmente após atualizações recentes dos algoritmos de ranqueamento do Google: domain authority e page authority. Vamos por partes: primeiramente é preciso conhecer o domain authority. Ele mede a força que um site inteiro possui em comparação a outras páginas. Compara você com o concorrente, por exemplo. A chamada ‘autoridade do domínio’ baseia-se em qualidade de links externos, conversões, número de visitas, tempo de permanência na página e inúmeros outros itens. A medição pode ser feita por meio do MozBar, um aplicativo gratuito que analisa os domínios baseando-se nesses fatores. O conceito é simples, mas se colocar entre os melhores não é preciso: um histórico de bons conteúdos, qualidade dos sites citados em links, dos que usam como link em suas páginas, etc.

Você além de possuir bom conteúdo, precisa ser um site de autoridade. A intenção é que o seu público, ao pensar no item que você comercializa, lembre-se de você ao fazer a busca. Trata-se de credibilidade medida pelas inúmeras métricas desenvolvidas pelo Google.

Existem diversas outras formas de medir o Domain Authority, bem como maneiras de melhorá-la. Confira a seguir como ampliar o potencial dessa estratégia de marketing digital.

Qual a importância do Domain Authority para SEO

Dentre os inúmeros fatores de importância, podemos destacar o link building. Esse é o fator que expõe a linkagem, principalmente externa, como um dos principais itens para melhorar o rankeamento nos mecanismos de busca. Isso quer dizer que o Google interpreta que se você é citado por um site grande e de referência, é porque também tem credibilidade. O contrário também é verdadeiro. Links de baixa qualidade podem prejudicar o site. Outro item é o nicho, mesmo que um site grande te indique, não há tanta valia se o nicho dele é totalmente diferente do seu. Por isso mais do que ser autoridade, é preciso ser autoridade na sua área de atuação. Os artigos devem ser melhorados constantemente, corrigindo erros e enriquecendo as informações. Assim é possível analisar conversões, call-to-actions, verificar número de visitas, entre outros dados.

O Google não faz a análise do conteúdo apenas de forma sintática, linguística, morfológica e semântica, por isso oferece que o site tenha autoridade de domínio estabelecida. Considera-se que os melhores conteúdos estão ali inseridos. Então é preciso pensar na qualidade como um todo, seja em palavras-chave, conteúdo original, formatação de texto, responsividade, layout, qualidade e quantidade de links usados além das palavras-chave atraentes para outros sites.

Como melhorar o Domain Authority

Primeiramente não abra mão da qualidade dos conteúdos postados na sua página. O correto é sempre atualizá-los, corrigi-los e enriquecê-los com novas informações. O número de visitas aumenta, bem como as conversões. E como anda o seu site nas redes sociais? É interessante analisar se está sendo compartilhado e se as pessoas são atraídas pelo conteúdo. Nesse âmbito podemos destacar questões mais técnicas como a capacidade de compartilhamento, layout responsivo e carregamento rápido em todos os dispositivos móveis. Confira alguns itens importantes:

  • Marketing de conteúdo: Você já deve ter notado que o marketing de conteúdo é determinante para tornar o seu site autoridade na área em que atua. Por isso é importante sempre modificar o conteúdo do seu site. Nesse âmbito você pode testar visitas, conversões e call-to-action. Pequenas mudanças geram grandes resultados.
  • SEO on page: Pense em urls amigáveis, alt nas imagens, semântica do HTML e outros itens para melhorar a campanha de SEO.
  • Links internos: Trata-se de um dos aspectos mais importantes para ampliar a autoridade do site, só não tanto quanto os backlinks de qualidade. Existe a distribuição de autoridade para diversos links dentro do site melhorando o domínio como um todo.
  • Inbound links: trata-se do endereço do seu site presente em outros sites criando uma rede de parceiros. Com ele mais pessoas visitam o seu site por meio de outros, também ampliando sua autoridade.

E o que é Page Authority?

Agora vamos descobrir o que é Page Authority. Trata-se de outra métrica de posicionamento de um site pelo Google, ou seja, a autoridade das páginas do site. Expõe a relevância dentro e fora do site e a contribuição para formação de autoridade do domínio. Todas as características específicas que existem em uma página possuem qualidades próprias e fazem com que seja utilizada em outros sites por meio da linkagem. Se o seu site tiver credibilidade, há mais chances de ser linkado em outros sites de autoridade, fortalecendo a sua. Cada página é responsável por essa construção. A métrica é muito importante, pois o Google indexa páginas avulsas e nunca sites como um todo.

Caso você possua páginas que atraem diversos links de outros sites, sua autoridade se consolida. Mas nada disso é permanente, por isso, caso você perca links ao longo do tempo, há grandes chances de cair no rankeamento. Existe uma escala logarítmica que mede o page authority, de 1 a 100. Quanto maior for o valor, mais complicado de aumentá-lo. Por exemplo: aumentar de 10 para 20 é fácil em detrimento de aumentar de 80 para 90. O segredo sempre estará no conteúdo, por isso sempre o priorize para melhorar o rankeamento.

Importância do Page Authority para SEO

Agora que você entendeu o que é page authority, vamos entender a importância dele para o SEO de um site. Em relação ao que é o page authority e à melhoria e otimização do seu site nas buscas, o page authority pode contribuir em relação aos links. Cada página pode conter links internos e externos qualificados, os chamados backlinks. Os links que levam para outras páginas dentro do site precisam ser palavras-chave que otimizam as páginas, tornando-as escaneáveis para as buscas. Os conteúdos mais antigos e duradouros saem na frente, logo, é importante mantê-los atualizados para que aquela página se torne referência. Já os links externos também são poderosos. Em quantidade suficiente fazem com que o Google enxergue o seu site como referência naquele nicho.

  • Confira alguns fatores que determinam a autoridade da página:
  • Semântica textual;
  • Poucos spams;
  • Relevância do conteúdo;
  • Palavras-chaves usadas de forma correta;
  • Posicionamento dos links internos.
  • As palavras-chave precisam ser ricas, mas dentro do contexto. Nada de palavras apenas jogadas no site, sem sentido. Isso com certeza não alavanca uma página, muito menos a torna autoridade. Por isso é importante investir na escaneabilidade do texto e em otimizações, para que o seu possível cliente permaneça por mais tempo na página. Dessa forma há mais chances dele se tornar um lead e também propagar o seu conteúdo.

Como melhorar o Page Authority

Agora que você já sabe o que é domain authority e page authority, vamos ver como melhorar o page authority? O Google sempre prioriza as páginas que de fato solucionam o problema que o usuário tinha em mente quando fez a busca. Por isso é importante ter relevância em relação ao conteúdo da página e palavras-chave de acordo. As palavras precisam estar em consonância com o nicho em que o site está inserido, e as informações devem ser relevantes e originais. Pensando em todos esses passos, o site começa a fortalecer sua autoridade no assunto e, consequentemente, ganhar mais acessos diretamente, ou seja, como referência por outros websites também com credibilidade.

Quantos mais artigos bem ranqueados no Google o seu site tiver, mais chances de melhorar a posição dele nos mecanismo de busca. Quer dizer que o Google confia na qualidade dos conteúdos produzidos, o que melhora os resultados. Você pode melhorá-la de diversas formas. Confira:

  • Imagens: use imagens, infográficos e artes interessantes para chamar a atenção para o seu conteúdo.
  • Responsividade: o site precisa ser responsivo com facilidade de acesso em dispositivos móveis.
  • Backlinks: novamente citamos esses pontos, afinal, é preciso que as linkagens sejam de qualidade para que o seu site também seja. Dessa maneira cria-se uma rede de contatos dentro do nicho trabalhado.

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