19.8 C
São Paulo
Sexta-feira, 22 Novembro, 2024

O transporte público é a melhor escolha?

Deve Ler

Brasil e os meios de Transporte Público

No Brasil, existem muitas pessoas que dependem do transporte público para se locomoverem pela cidade. 

Contudo, mesmo sendo um serviço necessário para atender as demandas da população, será que ele é a melhor escolha?

O engenheiro Jacob Barata Filho está sempre em busca de estratégias para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Para tanto, ele reúne elementos fundamentais que mostram a diferença da utilização dos transportes públicos e privados.

Mas para que você entenda mais sobre o assunto, neste post, vamos mostrar como funciona a gestão do transporte coletivo. Confira!

Como funciona a gestão do transporte público no Brasil?

No Brasil, desde 1988, é facultado aos municípios, estados e União delegar a função de transporte coletivo a empresas privadas. Contudo, o funcionamento e regulamento continuam sendo de responsabilidade dos entes federativos.

Assim, os entes têm liberdade de oferecer esses serviços, cuidando diretamente da gestão do transporte ou contratando empresas que desempenham essa função, por meio de uma licitação. Nesse sentido, as empresas contratadas, atuam em regime de concessão ou permissão, tendo um contrato firmado por certo período — como vivido por muitos entrevistados no projeto Pioneiros do Transporte

Mas apesar de ser o mais comum, a prefeitura ainda tem suas responsabilidades. Já que ela precisa investir em infraestrutura, além de fiscalizar o funcionamento dos transportes e planejar a mobilidade urbana. Além disso, o valor das tarifas também é obrigação do poder municipal.

Transporte público ou privado?

Para compreender se o transporte público é a melhor opção, é preciso destacar as diferenças entre veículos públicos e privados. 

A principal delas é que o transporte coletivo tem a função de locomover um maior número de pessoas ao mesmo tempo, fazendo paradas em diversos pontos estratégicos para o desembarque e embarque de passageiros. Já o transporte privado é usado para transportar poucas pessoas e tem um ponto fixo para desembarque.

Outra diferença é que o transporte privado dá mais liberdade para que a pessoa vá até o seu destino sem que haja outras paradas, no entanto, o transporte público pode evitar a aglomeração de veículos nas vias, evitando engarrafamentos.

Por fim, o transporte coletivo tem outras vantagens, mas as melhorias dependem de uma gestão eficiente, especialmente nas mudanças que têm ocorrido devido à Covid-19. Hoje, há a necessidade de um novo modelo sustentável que possa atender aos usuários sem causar prejuízos ao meio ambiente. 

Nesse sentido, existem alguns países que já adotaram esses modelos. Acompanhe!

Hong Kong

Hong Kong é uma das cidades mais populosas do mundo e o sistema de transporte público é construído para atender o fluxo intenso, com ônibus de 2 andares, rede de metrô com funcionalidade rápida e segura.

Por conta disso, 90% da população usa transporte coletivo, fazendo o pagamento por meio de um cartão, o que agiliza o processo.

Singapura

Em Singapura, o sistema de transporte coletivo é mais barato, sendo completamente disponível para toda a população. Além disso, os modelos de ônibus são um dos mais sustentáveis e seguros do mundo.

Paris

Paris conta com o terceiro melhor sistema de transporte do mundo. O metrô, por exemplo, cobre 214 km, composto por 303 estações. Com isso, consegue atender o maior número de usuários, oferecendo uma experiência mais positiva.

Podemos concluir que o transporte público pode ser a melhor opção quando conta com uma gestão de qualidade, como Jacob Barata Filho, conhecido como o “Rei do Transporte” vem fazendo, visando atender os usuários e o meio ambiente, melhorando a relação entre a cidade, o homem e a natureza.

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Últimas Notícias