17.2 C
São Paulo
Segunda-feira, 25 Novembro, 2024

PABX: Qual é o melhor para sua empresa?

Deve Ler

PABX: qual é o melhor para sua empresa?

O PABX é um sistema que existe, pelo menos, desde a década de 1980. Desde lá, passou por algumas mudanças que melhoraram seus serviços. Assim sendo, hoje em dia temos vários tipos de PABX . Saber as diferenças entre eles ajuda a escolher o melhor PABX para empresa.

Essa escolha precisa ser bem feita pois vai definir o modo como a empresa se comunica. E isso vale tanto para o atendimento ao cliente quanto para a comunicação interna. Depois da leitura de nosso artigo, será mais fácil escolher o PABX para empresa ideal!

Afinal, o que é PABX?

O Private Automatic Branch Exchange, ou PABX, é um sistema que funciona como uma central telefônica que faz a comunicação da empresa, tanto interna quanto externa.

Para isso, uma rede de telefones está interligada a uma central que armazena e distribui as ligações. Hoje em dia, essa central pode ser totalmente online. Ao contrário do que acontecia nos primórdios do PABX.

Quais tipos de PABX para empresa existem?

Em suma, temos 5 tipos de PABX, que são:

PABX analógico

Com efeito, no Brasil, este ainda é o modelo mais comum. Ele funciona somente com a telefonia fixa e tem alto custo de manutenção. Outra característica desse tipo de central telefônica é o fato de precisar de uma central física, o que o torna bastante caro.

Apesar de ter funções mais básicas, com ele já é possível:

  • identificar e bloquear chamadas
  • ter chamadas em espera
  • fazer ligações e criar senhas para ramais

PABX digital

Com o intuito de melhorar a qualidade do serviço de central telefônica, o PABX digital representa uma evolução no sistema. Ele permite a criação de linhas digitais, no entanto, esse modelo só é oferecido por grandes operadoras de telefonia. Com isso, fica difícil para pequenas empresas conseguirem um bom plano.

PABX Híbrido

A partir do momento em que a tecnologia VoIP começou a se tornar mais popular, surgiu a necessidade de um novo PABX. Assim sendo, o PABX Híbrido une o que os anteriores tinham de melhor com a telefonia via internet do VoIP.

Para que isso seja possível, a central telefônica híbrida trabalha tanto com ligações fixas quanto com ligações IP. Desse modo, quando a empresa faz ou recebe ligações, é o próprio sistema que direciona a chamada de acordo com o que é mais barato.

Por causa de seu caráter híbrido, esse tipo de PABX é uma opção interessante para as empresas. Afinal, o legado do analógico ainda é muito forte no país e nem todas as empresas possuem telefonia IP.

PABX IP

Este é, sem dúvida, o primeiro tipo de PABX que funciona somente com linhas VoIP. Em geral, as empresas que adotam esse modelo optam por ter telefones IP para fazer as ligações.

No entanto, o sistema já permite a instalação de softphones em computadores, tablets e smartphones. E, esses apps vão atuar da mesma maneira que os telefones IP. Ou seja, vão transformar os dados de áudio analógicos em dados digitais que serão conduzidos, via internet, até o destino final.

PABX Cloud

Também chamado de PABX Virtual ou na nuvem, esse é o modelo mais moderno que existe. Ele permite a criação de ramais para as empresas, sendo que o número delas é escalável conforme o negócio for crescendo.

Ademais, é o tipo de PABX mais flexível pois pode criar ramais em celulares. Com isso, os funcionários não precisam ficar presos a um só local de trabalho. Eles podem participar de reuniões, atender chamadas e falar com colegas de qualquer lugar, desde que haja internet.

Seu custo inicial é baixo pois a empresa não precisa investir em tecnologias específicas para ele. Isso porque os próprios computadores e celulares já disponíveis podem se tornar ramais, como já dissemos.

Além disso, todas as ligações e informações ficam armazenados na nuvem. Assim sendo, não há necessidade de um hardware ou sistema físico para armazenar o banco de dados.

Qual é o melhor PABX para empresa?

Logo que descobrimos um pouco mais sobre cada tipo de VoIP, podemos responder a pergunta principal deste artigo.

Diante do que foi dito, consideramos que os PABX analógico e digital já estão ultrapassados e não são recomendados para quem vai instalar um sistema agora.

Depois disso, o ideal é que você analise as prioridades da empresa e, a partir disso, escolha qual é a melhor central telefônica.

Mas, se vale uma dica, atualmente, ter um PABX Virtual tem se mostrado mais vantajoso. Principalmente porque ele é mais barato, rápido e tem grande cobertura.

Enfim, esperamos que esse artigo te ajude a escolher um bom PABX para sua empresa. Ademais, deixe seu comentário e nos diga qual é o tipo que você vai escolher!

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Últimas Notícias