Conheça o Pantanal: cenário de novela e safári brasileiro
O remake da novela Pantanal impulsionou o turismo na região, e cada vez mais pessoas buscam conhecer as belezas da região.
A produção global, que foi um sucesso em suas duas versões, aqueceu a economia local e voltou a incentivar visitas nos lugares que receberam as gravações.
No entanto, embora muitas pessoas estejam procurando o local por conta da novela, elas se surpreendem com a beleza natural.
Para Claudia Vieira Levinsohn, o pantanal é um destino diferenciado que proporciona uma experiência que envolve sustentabilidade e responsabilidade social, além de proporcionar experiência inesquecível.
Conheça mais sobre o safári brasileiro e o que fazer para aproveitar essa experiência incentivada por diversos famosos.
Como o remake da novela Pantanal impulsionou o turismo na região?
A novela Pantanal, que estreou em 1990 e ganhou um remake em 2022, foi uma das exibições em horário nobre na maior emissora brasileira, o que estimulou os telespectadores a conhecer a região.
Quando a reapresentação chegou ao fim, muitos dos cenários puderam ser visitados, e o turismo aumentou na região, especialmente nos locais de gravação.
Além disso, muitos famosos e pessoas influentes já foram visitar o local. Atores como Dira Paes, Bruna Linzmeyer e Rodrigo Simas são vistos em diversos projetos e viagens de turismo. Além disso, personalidades como Claudia Vieira Levinsohn, Luan Santana e Henri Castelli também apreciam o local.
Agora, como o remake da novela Pantanal, a disponibilidade dos cenários da emissora Globo para visitas também contribuiu para o turismo no último ano.
O que fazer no Pantanal?
Visitantes do Pantanal poderão fazer atividades ao ar livre relacionadas à natureza, como safári fluvial e terrestre, pesca e passeios a cavalo. Além disso, caminhadas e canoagem também estão entre as atividades mais comuns.
Ainda, é possível se hospedar em hotéis e fazendas tradicionais da região, para aproveitar a cultura, comidas típicas e eventos.
Outros pontos turísticos são indicados, como a Bacia do Alto Paraguai, reconhecida como a maior área úmida do planeta, Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera da UNESCO.
Como chegar no Pantanal?
Por conta da distância do Pantanal para as grandes cidades, recomenda-se pegar um avião até Campo Grande ou Cuiabá, e, em seguida, completar o trajeto de carro ou outro transporte.
Algumas agências providenciam todo esse percurso com veículos próprios, mas é necessário ir até uma metrópole e seguir por caminhos alternativos.
Ecoturismo é tendência para 2023
Com o remake da novela Pantanal, o ecoturismo se tornou uma tendência ainda maior para 2023, com previsão de 20% de crescimento no Brasil, segundo informações da Organização Mundial do Turismo (OMT).
Além disso, a estimativa financeira global é de movimentar 333 bilhões de dólares até 2027 nessa área.
São mais de 10 mil empresas brasileiras que atuam nesse segmento, e conseguiram sobreviver à pandemia de coronavírus.
Isso porque o Brasil recebeu uma média de 19 milhões de turistas nos últimos 3 anos, sendo um dos destinos mais populares.
Para Claudia Vieira Levinsohn, o turismo na natureza ganhou muitos adeptos depois da pandemia e deve continuar a ser tendência em 2023. “Acredito que os viajantes estão mais preocupados com a sustentabilidade, em estar mais próximo da natureza e em conhecer melhor a cultura local”, comenta.
Assim, a expectativa é que o ecoturismo e o turismo solidário continuem em alta no futuro, impulsionado recentemente pela novela Pantanal, mas com apoio de diversas personalidades que divulgam e incentivam a prática no Brasil.
Vale a pena conhecer o Pantanal?
O Pantanal é uma das regiões mais ricas do Brasil, conhecido como safári brasileiro, pela sua diversidade e cultura.
Por isso, vale a pena conhecer o local, seja por conta da novela Pantanal ou pelas experiências que a área oferece aos visitantes.